“You! hypocrite lecteur!—mon semblable,—mon frère!”

 

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“Para compreender os media e a tecnologia, é necessário ter em mente que a novidade do feitiço do aparelho ou de uma extensão de nossos corpos vêm acompanhados de uma narcose ou de um entorpecimento para a nova área [perceptivo-cognitiva] ampliada. Críticas aos relógios só começaram a surgir quando a era da eletricidade mostrou a incongruência do tipo mecânico de tempo. No nosso século elétrico, a cidade que segue os horários mecânicos mais parece um conglomerado de sonâmbulos e zumbis, como os que conhecemos pela primeira parte do poema de T. S. Eliot, The waste land (a terra devastada).”

Marshall McLuhan. Os meios de comunicação como extensões do homem (1964), cap. 15: “Relógios: a fragrância do tempo”, p. 171 (Ed. Cultrix; ousei modificar um pouco a tradução de Décio Pignatari).

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“It is a necessary approach in understanding media and technology to realize that when the spell of the gimmick or an extension of our bodies is new, there comes narcosis or numbing to the newly amplified area. The complaint about clocks did not begin until the electric age had made their mechanical sort of time starkly incongruous. In our electric century the mechanical time-kept city looks like an aggregation of somnambulists and zombies, made familiar in the early part of T. S. Eliot’s The Waste Land.”
Marshall McLuhan. Understanding Media: The Extensions of Man (1964), ch. 15: “Clocks: The Scent of Time”, p. 149.

 

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